Sua saúde nossa especialidade

Endereço:

Rua Venezuela 237, Centro de Naviraí MS

Você sofre com insônia?

➡️São comuns queixas de insatisfação com a quantidade ou qualidade do sono, que se acentuam com a ansiedade típica de final de ano. A psiquiatra, Dra Bruna Torres, que compõe o nosso corpo clínico, explica que as queixas estão associadas, normalmente:
1- Dificuldade para iniciar o sono.
2- Dificuldade para manter o sono (despertares frequentes).
3- Despertar antes do horário habitual com incapacidade para retomar o sono.

➡️Ela afirma que essa perturbação causa sofrimento e prejuízo no funcionamento social, profissional. Isso porque a pessoa, durante o dia, sente fadiga, hipersonolencia, diminuição da atenção e concentração, irritabilidade ou labilidade do humor.

➡️ É mais comum em adultos jovens, de meia-idade, e idosos. Pode ser ocasional (por pelo menos um mês, mas menos que 3 meses), persistente (3 meses ou mais) ou recorrente (2 ou mais episódios em um ano).

➡️Dra Bruna pontua que maus hábitos, como dormir em horário irregular, estilo de vida, ruídos, iluminação, uso excessivo de cafeína, entre outros, tem relação direta com a insonia. “Devemos manter bons hábitos para melhorar nossa qualidade de sono e buscar tratamento nos casos em que a insônia é persistente e prejudica a qualidade de vida”, orienta.